Onvision - Agência de Marketing Digital

Blog

SEO – Sugestões para 2016

SEO - Sugestões para 2016

Todos os anos se dedicam diversos artigos às melhores práticas de SEO e às expectativas para o novo ano. A verdade é que de ano para ano o que se vai verificando é que as modificações que os motores de busca vão fazendo nos seus algoritmos tendem ter menor impacto técnico e a qualidade e adequação dos conteúdos são fatores que ganham crescente relevância.

A expectativa para 2016 não é muito diferente da que existia para 2015, acima de tudo e em linha com o que tem vindo a ocorrer nos últimos anos deve continuar-se a privilegiar uma boa experiencia de utilização por parte dos visitantes.

Os motores de busca estão a aperfeiçoar de forma continua a capacidade que têm de saber como os utilizadores interagem com cada website e isso dá-lhes informação da sua qualidade global e da adequação aos tipos de pesquisa em que está indexado.

É expectável que sites que proporcionam boas experiencias de utilização aos seus visitantes consigam a medio prazo obter as melhores posições. Se um site demonstrar continuamente que é o destino adequado para um termo de pesquisa é natural que os seus rankings venham a melhorar no tempo. Em sentido inverso se um site é encontrado para um determinado termo mas após a entrada no site os utilizadores voltam para a página anterior e repetem a pesquisa, é natural que o seu posicionamento venha a ser penalizado no futuro.

Em termos de grandes alterações em algoritmos nos principais motores de busca, não há essa expectativa para 2016. O Google que se mantem como o maior motor de busca do mundo tem estado aparentemente muito quieto nas modificações de grande impacto desde 2012 quando do Penguin. Nada indica que esteja para breve uma grande mudança no seu algoritmo.

O Google tem no entanto vindo a reforçar a mensagem de que todas as inovações que introduzem no seu algoritmo têm como objetivo auxiliar os seus utilizadores a encontrarem o que realmente procuram.

A grande sugestão para 2016 é que as operações de SEO se alinhem com este objetivo dos grandes motores de busca e procurem perceber as necessidades dos seus consumidores ao longo de todo o seu processo de decisão e adequem o seu conteúdo para a resposta a essas necessidades.

Publicado em: SEO

SEO – Sugestões para 2016