Onvision - Agência de Marketing Digital

Blog

SEO – Densidade de Palavras chave perde relevância?

SEO - Relevância das palavras-chave

A verificação do número de ocorrências de uma palavras-chave num conteúdo sempre foi uma métrica muito relevante nos trabalhos de SEO. Atualmente verificamos que esta estratégia de optimizar a densidade das palavras-chave perdeu a sua importância.

A avaliação do número de ocorrências ideal de cada palavra-chave para efeitos de SEO sempre teve como objectivo tentar encontrar o número ideal de palavras-chave a incorporar no conteúdo de cada página para que a mesma obtivesse melhores rankings para essa palavra. Esta regra era tão generalizada que se chegou a definir uma fórmula:

Densidade de palavra-chave = Número de vezes que a palavra se encontra no conteúdo / total de palavras do conteúdo x 100.

A densidade ideal sempre variou segundo as opiniões de diferentes especialistas de SEO mas em termos gerais pensava-se que a densidade ideal seria entre os 3 e os 5%.

A partir de 2013 com as alterações que o Google efetuou no seu algoritmo começou a verificar-se que esse critério de optimização tinha perdido importância. O Google apercebeu-se que o critério da densidade de palavras-chaves não era um critério relevante para a valorização de uma página de um webiste.

Começaram a ser valorizadas por essa altura nas pesquisas a intenção presumivel do consumidor com as pesquisas. Deu-se assim a valorização da pesquisa semântica que procura avaliar e valorizar a intenção do utilizador do Google por sobreposição à densidade de palavras-chave

Atenção que não é pelo facto de a densidade de palavras-chave ter deixado de ser um critério de optimização SEO de referência que a utilização de palavras-chave deixou se ser importante. As palavra-chaves continuam a ser relevantes mesmo na pesquisa semântica, devemos é dar menor importância ao número de palavras-chave e mais ao uso de palavras-chave que sejam relevantes e de qualidade para a intenção que determinou as pesquisas. A chave é focarmo-nos em conteúdos de qualidade, relevantes para as intenções das pesquisas e que garantam aos visitantes boa experiencias de utilização do site.

Publicado em: SEO

SEO – Densidade de Palavras chave perde relevância?