Onvision - Agência de Marketing Digital

Blog

Vantagens das redes Sociais Privadas

Vantagens das Redes Sociais Privadas

As redes sociais privadas são fundamentais para as empresas na atualidade. Permitem a interação, colaboração e partilha de informação entre funcionários, constituindo-se como a evolução natural das intranets

Apresentamos seguidamente algumas das vantagens da utilização empresarial de uma rede social privada:

  • Uma rede social privada pode ser concebida de acordo com os valores e imagem de uma empresa e ser orientada para a interação profissional

  • Numa rede social privada os dados pertencem à empresa e não ao fornecedor da plataforma, adaptando-se perfeitamente às suas necessidades e com as funcionalidades que a empresa considera relevantes

  • A utilização de uma plataforma social controlada pela empresa reforça a comunicação profissional e colaboração interna entre funcionários e a disseminação controlada da informação

  • Uma rede social privada de acesso restrito interno à organização, privilegia o espirito de equipa e o sentimento de integração na organização

  • Com a crescente mobilidade nas organizações e a presença em espaços físicos distintos as redes sociais privadas facilitam a comunicação.

  • As redes sociais privadas permitem às empresas divulgar os seus projetos e obter sugestões de todos os funcionários.

  • Se um funcionário necessitar de colocar uma questão ou precisar de apoio pode utilizar a rede social interna para saber a quem colocar as questões e obter acesso à informação que necessita quando a necessita.

  • As redes sociais privadas são a garantia que a informação confidencial da organização é disponibilizada somente aos funcionários a que está destinada

  • Com uma rede social privada, as empresas podem promover as interações profissionais entre os funcionários e garantir que estas ocorrem numa ambiente controlado e seguro onde a informação privilegiada pode ser partilhada

  • As plataformas generalistas têm as funcionalidades restringidas ao seu interesse e não fornecem às empresas a capacidade de implementarem novas funcionalidades e uma imagem de acordo com a sua imagem corporativa.

  • As redes sociais privadas promovem a comunicação interna e colaboração permitindo a interação através do uso de várias ferramentas (exemplo: wikis, blogs, chats, forums,…)

  • As empresas podem replicar a sua estrutura departamental em grupos específicos, fomentando assim a comunicação departamental

  • Algumas pessoas com destaque para detentores de cargos de topo nas organizações não gostam da ideia de estar numa rede generalista e publica pelo que recusam a sua implementação. Numa rede profissional que é controlada pela empresa essa resistência não ocorre.

  • Uma rede social privada pode ser interligada com o website da empresa ou com outras plataformas digitais, facilitando o seu acesso e promovendo a sua utilização

  • Não existe controlo sobre as alterações que os fornecedores de plataformas generalistas venham a efetuar futuramente às suas plataformas.
  • A informação nas plataformas generalistas está nos servidores dos fornecedores de plataformas com todos os riscos de segurança que isso acarreta

Publicado em: Redes Sociais Privadas

Vantagens das redes Sociais Privadas